O deputado, que esta subscreve, no uso de suas atribuições regimentais, faz consignar, na ata dos trabalhos de hoje, a Moção de Aplausos ao Maestro e Etnomusicólogo baiano Fred Dantas em comemoração aos 30 anos de fundação da Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados com celebração hoje, 12 de novembro, no Teatro Castro Alves.
Defensor expressivo da música de raízes brasileiras, o maestro Fred Dantas é o idealizador e fundador da Oficina de Frevos e Dobrados, centro referencial de educação musical no Estado da Bahia e vem, ao longo desses 30 anos, desempenhando um importante papel social de inclusão a jovens que veem, nesse trabalho, uma oportunidade de aprenderem a tocar instrumentos além de noções de boa convivência social.
O maestro e etnomusicólogo entende que "A educação de uma banda não é só ensinar música, mas é também ensinar a conviver humanamente com as pessoas. As bandas não são invenções recentes de ONGs. Elas existem há 300 anos e, na que eu aprendi (Filarmônica de Caetité), convivia tanto o filho do médico como o filho do gari. É nisso que eu acredito".
Através da oficinal, os alunos passam a desempenhar as suas funções de maneira responsável, inclusive com o cuidado com os seus instrumentos de sopro com os quais aprendem a tocar um variado repertório que mistura marchas, lundus, sambas e frevos,entre outros ritmos brasileiros, num processo de valorização da cultura de raízes. Além desse, outro papel relevante da Oficina é a pesquisa e o mapeamanto da cultura popular do interior baiano cujos arquivos sonoros do estado são disponibilizados para a população em geral.
Portanto, mais do que justa a apresentação de moção de aplausos ao Maestro e Etnomusicólogo baiano, Fred Dantas, em comemoração aos 30 anos de fundação da Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados e, atendidas às formalidades de praxe, REQUEREMOS que conste, na ata desta Sessão Legislativa, Moção de Aplausos, direcionada à Sociedade Musical Oficina de Frevos e Dobrados, na pessoa de seu fundador, o maestro, multi-instrumentista e etnomusicólogo, Fred Dantas sito à Rua do Passo, nº 24, Carmo, Casa das Sete Mortes, Salvador – BA.