Marcelino Galo parabeniza Vitória da Conquista pelos 172 anos de emancipação

O parlamentar, que foi bem votado no sudoeste baiano no pleito de 2010, sempre apresentou projetos estruturantes que beneficiaram a população da região, a exemplo do Projeto de Lei que solicita a criação da região metropolitana, ainda em discussão da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), além de indicações para a construção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), pavimentação de ruas e esforços parlamentares para a implantação do shopping popular, entre outras ações.

Para o vice-líder do governo na Alba, “Conquista é um dos grandes pólos da Bahia. O desenvolvimento da cidade é atestado pelos índices econômicos e sociais e graças à gestão do prefeito Guilherme Menezes, que exerce liderança determinante e que contribuiu para mudar o perfil da cidade”, avalia Galo. O parlamentar ainda afirma que as comemorações do aniversário de Vitória da Conquista serão de muita festa com shows de bandas e atividades educativas e de lazer, como a Corrida da Cidade, que será realizada no dia 9 de novembro, com largada às 8h30, na Praça Barão do Rio Branco.
Sobre Conquista
O Arraial da Conquista foi fundado em 1783 pelo sertanista português João Gonçalves da Costa. Através da Lei Provincial nº 124, de 19 de maio de 1840, o Arraial da Conquista foi elevado a Vila e Freguesia, passando a se denominar Imperial Vila da Vitória, com território desmembrado do município de Caetité, verificando-se sua instalação em 9 de novembro do mesmo ano. Em ato de 1º de Julho de 1891, a Imperial Vila da Vitória, passou à categoria de cidade, recebendo, simplesmente, o nome de Conquista e, em dezembro de 1943, através da Lei Estadual n.º 141, o nome do município é modificando para Vitória da Conquista.