LUTO: Marcelino Galo lamenta morte do professor Everaldo Queiroz

Foi com surpresa e pesar que o deputado estadual Marcelino Galo (PT) recebeu a notícia da morte do professor aposentado da Universidade Federal da Bahia e diretor da Associação Criança Feliz, Everaldo Queiroz, nesta sexta-feira (31). O petista, que preside a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, cumpria agenda no Vale e Sertão do São Francisco quando tomou conhecimento da perda do “amigo e companheiro das causas nobres e das boas lutas”.

“Estava a caminho de uma reunião com pescadores, agricultores familiares e pequenos produtores, no semiárido do Vale do São Francisco, em Juazeiro, quando recebi a triste notícia da morte do companheiro de luta professor Everaldo Queiroz. Uma personalidade que conhecia profundamente a Baía de Todos os Santos, com trabalhos muito importantes junto aos pescadores e marisqueiras, na defesa dessa categoria fundamental e da preservação ambiental. Professor de biologia e da escola de agronomia da UFBA,Everaldo Queirozera um apaixonado e profundo conhecedor da Ilha de Itaparica, e principal fonte de informação, consultada muitas vezes por órgãos de imprensa, sobre essa região fantástica do nosso Estado. Companheiro, portanto, da luta contra as desigualdades e pela preservação ambiental. Uma perda inestimável para a Bahia. Os ideais e legado do professor Everaldo Queiroz ficam vivos para que possamos dar continuidade ao seu trabalho de extrema importância para a comunidade pesqueira e para o meio ambiente da Ilha de Itaparica e todo entorno da Baía de Todos os Santos”, postou na sua conta do Facebook, Marcelino Galo, que antecipou sua volta a Salvador para se solidarizar com a família.

Além de conceder palestras por todo o Brasil sobre o assunto, o professor Everaldo Queiroz sempre era consultado pela imprensa para falar das riquezas naturais e da necessidade da preservação da Baía de Todos os Santos. Recentemente, foi personagem do programa Globo Mar, da Rede Globo, quando retratou com a sabedoria que lhe era peculiar as características e riquezas deste importante ecossistema marinho. Seu sepultamento acontece neste sábado (01) pela manhã no cemitério Bosque da Paz em Salvador.