Juazeiro: Com mercado municipal abandonado, feirantes pedem apoio a Marcelino Galo

Em visita a Juazeiro para prestar contas à população da atuação parlamentar em 2013 na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) foi convidado por feirantes para conhecer a situação do Mercado Joca de Souza Oliveira. De acordo com o presidente da Associação de Permissionários, Alex Santos, a estrutura precária e a falta de melhores condições para o trabalho dos 180 feirantes que mantém boxes no local tem espantado a freguesia. “Até comerciantes já deixaram o mercado por conta da situação e do descaso”, reclamou Santos.Ele convidou o deputado petista durante entrevista ao vivo ao radialista e comunicador Geraldo José, na Rádio Transamérica. "O deputado Marcelino Galo disse no ar que vinha, e veio. Isso é muito importante, porque é sinal de que cumpre com o que promete", grifou.

A situação de decadência fez os permissionários lançarem na segunda semana de janeiro a campanha "SOS Mercado Joca Já”.

Desde 2003, segundo Marinalva Santiago, se luta pela reforma do equipamento. “E até hoje não obtivemos êxito, apesar dessa situação de decadência. Por isso precisamos de apoio”, clamou. Com o abandono do mercado construído na década de 70, a proprietária do Armarinho Marly viu seu estabelecimento ser roubado duas vezes em menos de 60 dias. “Não há segurança”, constata, ao garantir que os guardas municipais não ficam mais no local.

Confira fotos da visita a Juazeiro. Clique aqui 1; Clique aqui 2 e Clique aqui 3.

Ao ouvir o relato dos comerciantes e caminhar pelas dependências do Mercado Municipal, Marcelino Galo identificou problemas na iluminação, limpeza e no sistema hidráulico, além de paredes comprometidas. E garantiu o apoio do mandato parlamentar na luta pela reestruturação do equipamento. “Esse é um mercado que, além de gerar postos de trabalho e renda para trabalhadores oriundos da agricultura familiar, pode se transformar num importante equipamento turístico para Juazeiro, com a exposição de instrumentos da cultura popular do Vale do São Francisco. De modo que vamos procurar a Conder, em Salvador, para saber se há algum projeto que viabilize a sua recuperação em parceria com a prefeitura”, afirmou o petista.