Organizado por militantes da esquerda tradicional, o Bloco do Galo desfilou pelo 5º ano consecutivo na Mudança do Garcia, no carnaval de Salvador. Com mais de 3 mil foliões no Circuito do Centro, consolidou-se como o maior bloco da Mudança do Garcia.
Além da alegria e irreverência, marcou o desfile desta segunda-feira (3) o protesto em torno das questões centrais da agenda política, como as reformas agrária e política, a defesa do direito à cidade, da sustentabilidade ambiental, dos direitos humanos e das comunidades tradicionais historicamente oprimidas. Bandas de sopro, fanfarras e cartazes reforçavam o tom da manifestação na avenida.
A Mudança do Garcia – ressalta o deputado estadual Marcelino Galo (PT) – “faz um contraponto a festa tradicional de Salvador, e se apresenta como um espaço democrático de contestação ao modelo opressor da folia baiana. O Bloco do Galo é mais um canal de crítica e contestação à exclusão em nossa sociedade e reafirmação da nossa luta por democracia social e política”.Também prestigiaram o Bloco do Galo os deputados Nelson Pelegrino (PT) e Alice Portugal (PC do B), o jornalista e escritor Emiliano José, a ex-vereadora Marta Rodrigues (PT), o prefeito de Camaçari Ademar Delgado (PT), o coordenador da Comissão Estadual da Verdade, Joviniano Neto, o vereador de Ipiaú, Orlando Santos (PT), militantes políticos e lideranças de movimentos sociais, como o de luta pela moradia, o de defesa da pescasustentável, da agricultura familiar e o FórumBaiano LGBT.