Deputados fazem panfletagem contra violência e o trabalho infantil

Os deputados estaduais Marcelino Galo (PT) e Yulo Oiticica (PT), da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa da Bahia, fizeram uma panfletagem ontem (28) no Aeroporto Internacional de Salvador para conscientizar baianos e turistas da importância de proteger nossas crianças e adolescentes da violência, do trabalho infantil e da exploração sexual. A ação faz parte da Campanha Nacional de Enfrentamento à violência contra Crianças e Adolescentes, e foi articulada conjuntamente com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

“Essa campanha é muito importante, pois precisamos ficar atentos para proteger nossas crianças e adolescentes de qualquer tipo de violência. Para que não nos esqueçamos disso nesses dias de folia, essa ação é fundamental para conscientizar nossa sociedade a ficar atenta, mobilizada, para proteger nossas crianças e adolescentes dos crimes e abusos, garantindo sua segurança e direitos, através do disque 100”, afirmou Galo. “Existe muito mais a ser feito para garantir os direitos das nossas crianças e adolescentes. E vamos lutar por isso. Mas, de imediato, essa campanha vai munir as pessoas de informação e fazer com que elas disquem 100 para denunciar e fortalecer o grito de Carnaval que diz que com os diretos de nossas crianças não se brinca”, completou Yulo.

Nos últimos três anos, segundo dados da Secretaria de Direitos Humanos, foram registrados cerca de 300 mil denúncias de violações contra crianças e adolescentes no Brasil. Em 2013 a Bahia registrou 10.957 denuncias, sendo o terceiro estado com o maior registro, atrás de São Paulo (17.990) e Rio de Janeiro (15.635). De acordo com dados da SDH, 48% das vítimas são sexo feminino, 60% negros. A faixa etária com maior incidência de violência é entre 8 e 14 anos. A estatística aponta que 53% dos suspeitos são mulheres, com faixa etária média entre 25 e 30 anos. A negligência representa 73% dos casos de violações, enquanto a violência sexual 26%, física 43% e psicológica 50%.

Confira mais fotos da Ação em Salvador. Clique aqui.

A Campanha Nacional de Carnaval pelo Fim da Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes está sendo deflagrada em todo o país, com foco nas 12 cidades-sede da Copa do Mundo. A campanha é realizada anualmente pelo governo federal, em parceria com estados, municípios e organizações da sociedade civil. O objetivo é conscientizar a população sobre a incidência dessa prática em todo o país.O foco é a prevenção e a divulgação do Disque Direitos Humanos – Disque 100. A ação usa o slogan “Não desvie o olhar. Fique atento. Denuncie. Proteja nossas crianças e adolescentes da violência. Procure o Conselho Tutelar ou Disque 100”.

Disque 100 –O serviço funciona sete dias por semana, 24 horas por dia, incluindo domingos e feriados. O objetivo da Operação Carnaval é reforçar a mobilização da equipe, formada por aproximadamente 400 colaboradores, que se revezam nos três turnos de trabalho.Além dos deputados Marcelino Galo e Yulo Oiticica, participou da mobilização o Superintendente da Infraero em Salvador, Antônio Erivaldo Sales.