Os Terminais Marítimos de Valença e Cairu, localizados emBom Jardim, Morro de São Paulo e na Gamboa, serão cedidos nesta quarta-feira (26), às 10h, totalmente recuperados à Associação de Transportes Marítimos (Astram) pela Secretaria de Infraestrutura do Governo do Estado. Fruto de uma indicação do deputado estadual Marcelino Galo (PT), a requalificação dos equipamentos vai beneficiar mais de 20 mil pessoas que usam as 200 embarcações responsáveis pelo transporte para as ilhas da região. O vice-governador e secretário de infraestrutura do estado, Otto Alencar, além de outras autoridades, também participará da solenidade. Foram investidos R$ 500 mil na recuperação dos três atracadouros que beneficiará a população do Baixo Sul.
“Essa é uma das regiões turísticas mais importantes do nosso Estado, de modo que os investimentos feitos na requalificação desses equipamentos vão contribuir para fortalecer o turismo, a mobilidade fluvial e o trabalho dos barqueiros, além de permitir mais conforto e segurança aos passageiros”, registra o petista.
Desde 2013 à frente da administração dos atracadouros, a Associação de Transportes Marítimos (Astram) avalia que a requalificação dos terminais vai permitir mais comodidade para baianos e turistas que visitam as ilhas do Baixo Sul. O presidente da entidade, Romilson Muniz, ressalta que os atracadouros ganharam recentemente “novos mobiliários, bancos de assento, acessórios e substituição de vasos nos banheiros, além de pintura, colocação de cobertura em acrílico e revisão na parte elétrica”. Ele ressalta que apenas o arquipélago de Morro de São Paulo, durante o verão, costuma receber mais de 100 mil turistas. “Daí você tira a importância da recuperação desses equipamentos para nossa região”, pontua.