Santo Amaro de Ipitanga: No dia do padroeiro, Marcelino Galo defende recuperação de rios em Lauro de Freitas

A passagem pelas comemorações do padroeiro de Lauro de Freitas foi destacada nesta quarta-feira (15) pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT). Ao fazer o resgaste histórico do município, o petista falou da importância econômica e social dos rios que cortam a cidade e defendeu a recuperação ambiental desses mananciais.

“Santo Amaro de Ipitanga, nome tradicional da hoje Lauro de Freitas, território historicamente habitado por índios tupinambás se destacou no período colonial com a atividade pesqueira e agricultura familiar. Os rios que cortam o município sempre tiveram uma importância histórica, tanto da perspectiva vista social, como econômica e ambiental para a vida em Santo Amaro de Ipitanga. Dada essa importância e escassez de água no planeta, os rios Ipitanga, Joanes, Goró e Itinga precisam ser recuperados ambientalmente”, afirmou Galo, antes de completar. “Hoje Lauro de Freitas tem uma economia dinâmica baseada, sobretudo, na oferta de serviços. Sua pujança econômica e povo acolhedor atrai gente de todo o Brasil. A preservação e promoção da sua beleza natural pode potencializar inclusive o turismo ecológico”, sugeriu.

Outro fato ressaltado por Marcelino Galo é a importância de Lauro de Freitas para a integração da Região Metropolitana de Salvador e desenvolvimento do Estado.

“O detalhe é que os bairros de Mussurunga e São Cristóvão, na capital, segundo os historiadores, já pertenceram a Santo Amaro de Ipitanga, que, bem antes de sua emancipação política em 13 de julho de 1962, exerceu influência até São José das Itapororocas, hoje fundamental cidade de Feira de Santana. O aeroporto internacional 2 de Julho, aliás, já foi aeroporto de Ipitanga, quando construído no período da segunda guerra mundial, na década de 1940, por conta dalocalização estratégica de Santo Amaro de Ipitanga. Portanto, Lauro de Freitas é fundamental para o desenvolvimento da Bahia e integração da Região Metropolitana. De modo que é um município muito importante do ponto de vista histórico e cultural, com uma população dedicada, trabalhadora, religiosa e aguerrida”, concluiu o deputado petista.

As comemorações a Santo Amaro de Ipitanga foram iniciadas com novenário na última sexta-feira (6). Na manhã desta quarta-feira (15) o Arcebispo Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger, deu sequência a programação do dia com uma missa solene na Igreja da Matriz, construída no século XVII, no Centro.Com a emancipação política do município em 1962, Santo Amaro de Ipitanga teve o nome substituído por Lauro de Freitas, candidato a governador da Bahia que morreu em um acidente aéreo na década de 50.