SALVADOR: Especialistas debatem barreiras e oportunidades do metrô

O evento começa às 19h e tem inscrições gratuitas no site (www.sengeba.org.br). Para a entrada será solicitado apenas a doação opcional de 2kg de alimentos não perecíveis, que serão entregues para a campanha contra a seca realizada pela União dos Municípios da Bahia (UPB).
Para o parlamentar petista, o projeto do metrô de Salvador precisa ser ampliado, a linha 1 ainda está em fase de implementação e a segunda fase tem a proposta de iniciar em 2013. “Tem de interligar outros bairros da capital e ofertar esse transporte para mais pessoas. Vamos debater esse assunto em pleno advento da Lei Nacional de Mobilidade Urbana, o que também ajudará a entender melhor como funciona o projeto”, declara Galo.
Já o presidente do Senge/BA, o engenheiro civil Ubiratan Félix, diz que embora exista muita discussão sobre o assunto, há pouco esclarecimento qualificado sobre a realidade da implantação do transporte metroviário na cidade. “O seminário propõe mostrar a experiência de implantação e operação de metrô desde sua fase pré-operacional, identificando as barreiras e oportunidades que o poder público deve focar sua atenção", explica Félix.
Metrô
O evento traz a experiência do Metrô de São Paulo, onde se encontra o maior número de linhas e que tem um amplo plano de extensão de sua rede até 2015. A palestra será ministrada pelo engenheiro Claudio de Senna Frederico, integrante do conselho diretor da Associação Nacional de Trânsito e Transporte Público (ANTP), e contará ainda com a presença de grandes especialistas para o debate, como os engenheiros José Baião e Emiliano Affonso, respectivamente, presidente e conselheiro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de Metrô em São Paulo (AEAMESP). Também estará presente o arquiteto e urbanista Nazareno Affonso, coordenador nacional do Movimento pelo Transporte Público e de Qualidade (MDT), e representante da Secretaria de Transporte e Infraestrutura de Salvador (SETIN).