Qualificação de jovens e egressos do sistema prisional preocupa lideranças de Teixeira de Freitas

Em busca de apoio nas áreas de Qualificação e Documentação Civil (Carteira de Trabalho e Previdência Social – CTPS e Carteira de Identidade – RG), lideranças do município de Teixeira de Freitas, a maior cidade do Extremo Sul baiano, distante 800 km de Salvador, e de Mucuri visitaram nesta quarta-feira 3, acpmpanhadas do deputado estadual Marcelino Galo (PT), o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Álvaro Gomes, no Centro Administrativo da bahia.

O vereador Edinaldo Rezende dos Santos e o coordenador da Câmara Temática da Juventude do Território do Extremo Sul, Neuzivan dos Santos, mostraram preocupação com dois segmentos da população: os egressos do sistema prisional e os jovens de até 29 anos; enquanto a questão da documentação civil é uma preocupação das comunidades da região do Baixo Sul do Estado, trazida pelo parlamentar.

Marcelino Galo pleiteou, ainda, a presença da Caravana do Lazer, uma das ações vitoriosas da Sudesb, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). O secretário ouviu a todos e mostrou-se otimista em atender as demandas ainda neste primeiro trimestre do ano.

Qualificação profissional

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Teixeira de Freitas, Edinaldo dos Santos disse a Álvaro Gomes que o sistema prisional do município tem hoje mais de 800 apenados. “Oitenta por cento (80%) deles estão com idade inferior a 30 anos e 70% são semianalfabetos. É uma situação, realmente, muito delicada pela reincidência dos crimes na sua maioria no tráfico de drogas”, declara. Sua pretensão é levar cursos do Programa Qualifica Bahia.

Coordenador da Juventude também em Mucuri, Neuzivan Santos trouxe um retrato preocupante da situação. E fez um apelo emocionado ao titular da Setre, no sentido de que sejam ofertados cursos técnicos para direcionar os jovens na inserção ao mercado de trabalho. “A região está ganhando uma nova fábrica de papel e celulose e a mão-de-obra precisa urgente de qualificação”, destaca.“As demandas apresentadas nas audiências são fundamentais para o desenvolvimento e bem estar da população de Teixeira de Freitas e também para a população do extremo sul, já que algumas das reinvindicações repercutem em outras cidades limítrofes”, afirmou Galo, que preside a Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa.

Com Ascom Setre