Ministério inaugura terminais pesqueiros na Bahia; deputado ressalta importância da ação

O evento contou com a presença do ministro da Pesca e Aquicultura (MPA), Marcelo Crivella, o governador Jaques Wagner, o secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Eduardo Salles, e o deputado estadual Marcelino Galo – ex-superintendente do MPA na Bahia. O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) para a construção dos Terminais em Salvador e Ilhéus foi liberado em 2008, na gestão de Galo à frente da Superintendência.

“O EVTEA foi apresentado e a construção deste Terminal foi liberada para dar à população soteropolitana a oportunidade de consumir o pescado com mais qualidade e higiene. Lutamos para ter um Terminal moderno em Salvador e Ilhéus, com fábrica para produzir três mil kg de gelo por hora, com câmaras de conservação do pescado, além de uma Estação de Tratamento de Efluente (ETE). Hoje a Bahia é o terceiro estado maior consumidor de pescado, e estamos rumo ao topo”, ressalta Galo.

Com investimento de R$ 10 milhões, recursos dos governos federal e estadual, o TPP deve baratear os custos para o pescador, principalmente o artesanal, oferecendo serviços de manutenção e suporte, além da compra de equipamentos e gelo com custos mais baixos. O Terminal recebe barcos de grande e pequeno porte e o pescador deve estar inscrito na colônia de pescadores da região para utilizá-lo. A comitiva do governador segue para inaugurar o TPP em Ilhéus no fim da tarde de hoje.