Marcelino Galo critica possível retirada de UFRB para instalação de indústria em Santo Amaro

O deputado estadual e líder do PT na Alba, Marcelino Galo, recebeu com indignação a notícia da possível retirada das futuras instalações do campus da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) de Santo Amaro para instalação de uma indústria química. Para ele este é um ataque à educação superior pública e mais ainda ao meio ambiente.


“A UFRB criada durante o governo Lula foi um enorme ganho para toda região do recôncavo baiano. Atualmente, em Santo Amaro, a instituição conta com seis cursos de graduação e três cursos de pós-graduação e poderá ter ainda mais com a ampliação do espaço físico no local cedido pela Prefeitura, movimentando a economia e educação da cidade com a chegada de mais estudantes”.


Marcelino falou ainda sobre os problemas ambientais que podem ser causados. “Além deste ataque à educação, a instalação da fábrica pode trazer um enorme prejuízo ao meio ambiente por ficar em local próximo ao Rio Subaé que no passado já foi contaminado por chumbo por outra indústria que existia no município.”