O deputado estadual Marcelino Galo (PT) acompanhou a visita da presidenta Dilma Rousseff à Feira de Santana, nesta terça-feira (29), para o lançamento do edital de duplicação da BR 101, a entrega de 228 máquinas a 190 prefeituras baianas que vão ajudar na recuperação de estradas que ligam o campo às cidades e na mobilidade e escoamento da produção agrícola, dentre elas 41 motoniveladoras, 76 caminhões-caçamba e 111 pás-carregadeiras. A chave de uma Pá Carregadeira, adquirida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), foi entregue ao prefeito de Caatiba, Júnior Mendes. Um caminhão-caçamba foi entregue ao prefeito de Jitaúna, Edson Silva.
Além dessas ações, Galo destaca a contratação de 13.560 cisternas de consumo para enfrentamento da estiagem prolongada no semiárido. De acordo com o petista, para a convivência com a seca entre 2014 a 2015, o estado receberá um total de 40.447 cisternas e 11.761 tecnologias de água. Na Bahia, a presidente comemorou a entrega de 556 mil cisternas durante seu governo.
“Com o Águas do Sertão, conseguimos atender mais 100 mil pessoas. Além da entrega e abastecimento das cisternas, estamos perfurando poços, oferecendo água de qualidade para consumo humano, animal e para o plantio. Portanto, é um conjunto de ações que visam fortalecer a convivência com a estiagem, aproveitando a água doce presente no subsolo baiano e estimulando o reuso também”, frisou Marcelino, que também comemorou a entrega dos diplomas aos 1.400 alunos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), e de 1.224 moradias construídas pelo Minha Casa Minha Vida, em Feira de Santana.