Em conversa com o presidente do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba), Saulo Filinto Pontes, nesta sexta-feira (19), o deputado estadual Marcelino Galo (PT) solicitou do órgão “empenho especial” nas intervenções emergenciais, em Ituberá, a fim de minimizar o prejuízo causado aos municípios do baixo sul do estado depois da queda da Ponte do Barro na BA-001. O órgão prevê a construção de uma ponte provisória em até 15 dias para garantir a mobilidade da população e normalizar o tráfego na Costa do Dendê enquanto uma estrutura permanente não é erguida no local. O parlamentar petista foi acionado em Salvador pela vereadora de Ituberá, Suilan da Pesca (PDT), e pelo vereador de Ipiaú, Orlando Santos (PT). De acordo com Marcelino, ambos os municípios sofreram com alagamentos, desabamentos e deslizamento de terra, "deixando dezenas de famílias desalojadas".
"Conversei com o presidente do Derba, Saulo Filinto Pontes, para ficar a par do cronograma da obra e também solicitar um empenho especial do órgão, visto que a mobilidade de toda aquela região está comprometida ocasionando, inclusive, prejuízos financeiros aos municípios e a população, já que se trata de uma importante região turística do nosso estado", afirmou Galo,que também conversou com o coordenador geral da Defesa Civil do Estado, Salvador Brito. “O governo está empenhado em resolver os problemas. Inclusiveo material e o equipamento necessários para a construção do atalho já foram disponibilizados,mas até ontem a chuva não tinha diminuído na região”, frisou o parlamentar.
A ponte de 11 metros de extensão liga Ituberá a Nilo Peçanha e é um dos principais atalhos para Camamu e Itacaré. Ela desabou depois das fortes chuvas que caíram na Costa do Dendê na madrugada de quarta-feira (17). As cidades de Cairu e Igrapiúna também sofreram com o temporal. Ogoverno do Estado decretou situação de emergência de 16 municípios do baixo sul por conta dos resultados da chuva forte. Entre as cidades listadas no Diário Oficial do Estado estão Presidente Tancredo Neves, Laje, Igrapiúna, Ituberá, Ipiaú, Nilo Peçanha, Ubatã, Cairu, Camamu, Valença, Teolândia, Taperoá, Aurelino Leal, Maraú, Itapitanga e Barra do Rocha.