Cooperativa de pescadores vai vender peixe entre 20% e 30% mais barato em Cajazeiras

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) comemorou a inauguração, nesta sexta-feira (11) em Cajazeiras, da peixaria Frutos do Mar & Cia pela Cooperativa de Pescadores da Baía de Todos os Santos (COPESBA). O petista, que participou do processo de estruturação da cooperativa que reúne mil pescadores, adiantou que a unidade vai gerar inicialmente 50 empregos diretos. Galo acrescenta que a população dos bairros da região vai poder comprar marisco, corvina, arraia, cabeçudo, filé de sardinha, siri, entre outras iguarias do mar, com descontos que variam entre 20% e 30% do preço tradicional cobrado nos mercados e peixarias de Salvador.

“Era uma meta, um sonho que nós tínhamos, de fazer isso pela comunidade de Cajazeiras e também pelos pescadores e marisqueiras. É importante incentivar o consumo do pescado, pois está comprovado cientificamente que os frutos do mar garantem uma melhor qualidade de vida e mais saúde para a população. Agora temos o desafio de levar essa experiência para outras comunidades de Salvador e fortalecer o apoio aos pescadores e marisqueiras do nosso estado”, afirmou Galo, que tem o mandato parlamentar voltado para agricultores familiares, pescadores e marisqueiras na Bahia.

De acordo com o presidente da Cooperativa, José Dalmo Alves Neto, a unidade na Rua Fernando Caldas, nº 67, na Fazenda Grande III, pretende vender 30 toneladas de peixe por mês e estimular o aumento do consumo de pescado nos bairros que formam Cajazeiras.

“O objetivo do projeto é criar uma rede de sustentabilidade social para que a gente venha minimizar a ação dos atravessadores, que acabam por prejudicar os pescadores e as marisqueiras. Além disso, temos o compromisso de levar o pescado às comunidades carentes para facilitar o acesso dessa população aos frutos do mar, com preço entre 20% e 30% mais barato do que os praticados nos mercados e peixarias tradicionais”, afirmou Dalmo. Na estruturação da peixaria, com a compra de equipamentos, foram investidos R$ 50 mil. De acordo com Dalmo “o apoio do deputado Marcelino Galo, dos mil associados da Cooperativa de Pescadores da Baía de Todos os Santos (COPESBA) e a parceria com associações e colônias de pesca foi fundamental para garantir a realização desse sonho”.