Durante o evento foram destacados os dados oficiais da obra e os benefícios para as famílias de agricultores de localidades rurais da região, que há oito anos sofrem com a seca. "O Incra está investindo cerca de R$ 6 milhões nesta construção que solucionará um problema histórico de abastecimento de água potável. Precisamos manter os investimentos e agora oferecer mais condições de inclusão produtiva e segurança alimentar”, afirmou Galo. De acordo com o parlamentar, existem quase 11 mil habitantes nos povoados de Cercadinho e Veredinha, próximos ao local da obra,onde também residem 1,1 mil moradores de três comunidades quilombolas.
Detalhes da obra em Conquista
A obra estruturante envolve a captação no rio Pardo que levará água, através de uma estação elevatória, para o assentamento Olhos D'água. Lá um reservatório de 300 mil litros e uma estação de tratamento serão construídos. A água será tratada e distribuída para os outros assentamentos.
Além de Olhos D'Água e Lagoa Caldeirão, serão beneficiados os assentamentos Cipó, Conquista do Rio Pardo, Mutum e Conjunto Baixão. Cada área de reforma agrária terá um reservatório próprio de 20 mil litros. A obra tem 320 dias para ser concluída, ou seja, cerca de 10 meses. Com a finalização da adutora pelo Incra, a prefeitura de Vitória da Conquista poderá fazer um sistema secundário, derivado da adutora, e beneficiar os povoados de Veredinha e Cercadinho no entorno dos assentamentos.