Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) foi homenageado pelo Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga (CERBCAAT), nesta quarta-feira (7), com o certificado Guardiões da Caatinga. A honraria foi entregue por Carlos Romero, coordenador do CERBCAAT, durante a audiência pública na Comissão de Meio Ambiente, da qual o petista é vice-presidente. De acordo com Romero, a atuação de Galo em defesa do bioma no parlamento e na Conferência Nacional da Caatinga motivou a escolha do petista pelo Conselho.
“Pela parceria do deputado e atuação dele na Conferência Nacional da Caatinga. No ano passado ele também realizou uma sessão especial pela comemoração do Dia Nacional da Caatinga nesta Casa, comemorado em 28 de abril. Guardiões da Caatinga, portanto, representa um parceiro, alguém que está protegendo, olhando o bioma Caatinga. E é justamente por essas motivações que o nome do deputado Marcelino Galo foi lembrado. É por conta desse compromisso e parceria que ele está recebendo esta homenagem do Comitê da Reserva da Biosfera da Caatinga”, justificou Carlos.
“Temos o compromisso com a preservação da Caatinga e o desenvolvimento sustentável na Bahia. Fico grato com o reconhecimento ao nosso trabalho através desta honraria. É importante somarmos força na luta pela preservação do Meio Ambiente em nosso Estado”, pontuou Marcelino Galo, que é engenheiro agrônomo de formação.
O certificado Guardiões da Caatinga, concedido pelo segundo ano consecutivo, foi entregue a mais 8 personalidades no Estado. Ano passo apenas 4 pessoas tinham sido agraciadas com a honraria. Bioma exclusivamente brasileiro, a caatinga atinge uma área de 850 mil km², ocupando cerca de 10% do território brasileiro. Na Bahia, a caatinga compreende 258 municípios, distribuídos em uma área de 388 mil 274 km quilômetros quadrados, o que equivale a 54 por cento do território, onde vive uma população estimada em 6 milhões 317 mil habitantes.