Catadores pedem criação de Comitê de Inclusão Social e Produtiva


O deputado estadual Marcelino Galo (PT) esteve reunido nesta quinta-feira (20) com o Secretário de Relações Institucionais, Cícero Monteiro, para discutir a criação do Comitê Estadual de Inclusão Social, Econômica e Produtiva dos Catadores de Materiais Recicláveis do Estado da Bahia. A Indicação do parlamentar petista conta com o apoio dos catadores e cooperativas e entidades que trabalham no setor da coleta e reciclagem de resíduos sólidos. Eles também participaram do encontro e defenderam a criação do Comitê.

“A Bahia precisa se preparar para as demandas inerentes à implementação da Política Estadual de Resíduos Sólidos, aprovada em dezembro deste ano e da qual fui o Relator. Estas demandas precisam ser encaminhadas por meio de uma instância reconhecida pelo Estado da Bahia, com a participação dos diversos atores envolvidos e com o foco na inclusão social e produtiva dos catadores. O governo já sinalizou que gostou e apoia esta proposta. Os catadores também. Então acho que caminhamos para um entendimento”, afirmou Marcelino Galo, que coordena a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia.

O comitê intersecretarias tem como função possibilitar a conexão dos múltiplos atores institucionais e da sociedade civil em um esforço integrado para a inclusão dos catadores de materiais recicláveis, por meio do fortalecimento da cadeia produtiva da coleta, da reciclagem e do reuso. Tal iniciativa dotará o Estado da Bahia de estrutura semelhante à criada pelo Governo Federal, a partir do Comitê Interministerial de Inclusão Social de Catadores de Materiais Recicláveis (CIISC), entretanto, com funções mais ampliadas, visando a atender às múltiplas demandas dos catadores que prestam um serviço público indispensável ao equilíbrio ambiental.

Além do deputado e sua assessoria, participaram da reunião os representantes do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis, João Paulo e Ubiratan Santa Bárbara, o advogado Robson Barros Dias e André Paternostro, do Pangea.