Carta à Juventude Baiana

Foto: Divulgação. Marcelino Galo e Yulo Oiticica na luta pela juventude, na luta pela Bahia!!

2015 é o ano da 3ª Conferência Nacional de Juventude e os jovens brasileiros mais uma vez se mobilizam para este grande momento de construção e avaliação das políticas públicas. Com o tema “As várias formas de mudar o Brasil”, o evento e suas etapas têm o objetivo de ampliar os canais de escuta da juventude brasileira e transformar os espaços públicos das cidades em ambientes de convivência e integração para os jovens do campo e da cidade, possibilitando o acesso à cultura, tecnologia, artes e estimulando a participação política de forma organizada e efetiva.

É importante lembrar que os debates atuais representam a continuidadede lutas e avanços na área da juventude no Brasil e na Bahia. No contexto das conquistas, destacam-senacionalmentea aprovação do Estatuto da Juventude ena Bahiao Plano Estadual de Juventude, no qual Yulo Oiticica foi o relator, como Presidente da Frente Parlamentar por Direitos e Políticas Públicas de Juventude da Assembleia Legislativa. Hoje o desafiolegislativoé a continuidade destas conquistas através do mandatododeputado Marcelino Galo, que luta para a aprovação do Projeto de Lei 21.468/15, que dispõe sobre a criação do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), criado a partir de Decreto do então governador Jaques Wagner.

E é com este sentimento de que muito já foi feito, mas sem deixar de considerar tantas outras lutas de extrema importância que envolvem a juventude brasileira, que chamamos a atenção para dois temas atuais que precisam estar entre as discussões: a redução da maioridade penal e o extermínio dos jovens, principalmente os negros.

O enfrentamento à violação dos direitos, a exclusão social, a marginalização, a falta de oportunidades e o preconceito contra os jovens precisam estar entre os principais desafios para os próximos anos nas políticas de juventude e como ação do Plano Nacional, visando uma mudança efetiva. E essa mudança depende de vocês.

Na conferênciaeste ano, teremos a oportunidade de debater a construção do Plano Nacional de Juventude, além das novas diretrizes e metas para os próximos 10 anos.Por isso, Yulo Oiticica,queocupa hojeo cargo de ouvidor-geral do Estado, assumindo a tarefa de promover na Bahia as ações de fortalecimento da participação social na construção e avaliação dos serviços públicos estaduais e a efetivação da transparência pública no Estado e o deputado Marcelino Galo,presidente da Comissão de Direitos Humanos daAssembleia Legislativa da Bahia, que luta, sobretudo, contra o extermínio da juventude,reafirmam seu compromisso com a luta a favor dos direitos da juventude, afirmando que queremos aJuventude viva!

Yulo Oiticica

Ouvidor Geral do Estado – militante dos direitos humanos – ex deputado estadual – criou e presidiu a Frente Parlamentar de Juventude – ALBA -Oriundo das pastorais da Igreja Católica , foi assessor por 10 anos da Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP)


Marcelino Galo

Deputado Estadual – Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa – criou e presidende a Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, ex presidente do Partido dos Trabalhadores da Bahia – militante dos direitos humanos, da luta pela terra, reforma agrária e do meio ambiente.