Bahia: 3ª Mostra de Dança encanta público na Assembleia Legislativa

Espetáculos apresentados por 23 grupos de dança da Bahia deram início, nesta terça-feira (14), a 3ª Mostra de Dança na Assembleia Legislativa. A abertura do evento proposto pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT) encantou o público com apresentação de 50 minutos da Escola Contemporânea de Dança, cuja coreografia, atualizada por Fátima Suarez e Lori Belilove, contou a vida de Isadora Duncan, norte-americana que rompeu com os padrões do ballet clássico e devolveu à dança seu valor como arte sagrada e popular.

A atividade também contou com manifestações artísticas de estudantes de quatro escolas da rede estadual de ensino. Eles apresentaram números que expressam estilos coreográficos diferentes, como dança afro, hip hop e dança clássica. Com espaço também para companhias e escolas tradicionais baianas, como a EBATECA, o evento marca a integração da manifestação artística que é um dos símbolos da cultura e da resistência da Bahia. É o que afirma o deputado Marcelino Galo, que considera fundamental valorizar o trabalho e a arte da dança. “Essa atividade, que já é um marco na Assembleia Legislativa, é muito importante para que possamos fomentar e fortalecer o debate sobre a importância do apoio e de mais investimentos para cultura erudita e popular na Bahia”, afirmou Galo, que na quinta-feira (16), às 10 horas, entrega a Comenda 2 de Julho aos expoentes da Dança no Brasil Mestre King, Lia Robatto, Dulce Aquino e Carlos Moraes.

A estudante do Colégio Estadual Antônio Sergio Carneiro, do bairro do Arenoso, Tawana Santos, de 15 anos, falou da emoção de interpretar a canção ‘Pérola Negra’, um marco da música baiana conhecida na voz da cantora Daniela Mercury. “Estou muito feliz em apresentar o que a gente sabe fazer e já penso na dança como profissão. Estou procurando uma escola, porque a dança não é só o movimento, também é preciso estudar, se aperfeiçoar”, pontuou.

Comenda 2 de Julho – O evento segue na quinta-feira (16), no plenário da Casa Legislativa, a partir das 10 horas, com uma sessão especial comemorativa ao Dia Internacional da Dança.