Assembleia Legislativa celebra 310 anos da Igreja Nossa Senhora da Piedade

Foto: Daniel Ferreira.Igreja Nossa Senhora da Piedade será elevada a Santuário em agosto.

A Igreja Nossa Senhora da Piedade, dos Freis Capuchinhos, foi homenageada na passagem dos seus 310 anos nesta quinta-feira (30) em Sessão Especial na Assembleia Legislativa proposta pelo deputado Marcelino Galo (PT) em parceria com o Ouvidor Geral do Estado, o ex-deputado Yulo Oiticica. Em agosto, a Igreja será elevada a Santuário Nossa Senhora da Piedade, honraria concedida pelo Papa Francisco.

A Ordem dos Frades Menores Capuchinhos franceses iniciou a construção do Hospício de Nossa Senhora da Piedade na segunda metade do século 17. Os capuchinhos franceses foram expulsos por questões políticas em 1700 e foram substituídos pelos capuchinhos da Congregação da Propaganda Fide de origem italiana. De lá para cá, o templo passou por reformas e ampliações, além de ter sua fachada modificada no início do século XX. Quando os Capuchinhos italianos assumiram a missão acharam por bem demolir a igreja e reconstruí-la nos padrões atuais, sendo uma igreja imponente. Atualmente, o convento e a igreja estão bem conservados. Desde o século XVII, a igreja/convento concede assistência sacramental, com celebrações e confissões diárias, além de assistência espiritual a grupos no centro da cidade.

“O trabalho da Ordem dos Frades Capuchinhos e a importância religiosa e histórica da Igreja Nossa Senhora da Piedade para a cidade de Salvador e para a Bahia justificam essa justa homenagem na passagem dos seus 310 anos”, afirmou Galo, ao lembrar da sua relação com os Frei capuchinhos desde a época em que foi superintendente do INCRA. “A história dos capuchinhos no nosso estado contribui diretamente com a formação da Bahia e as lutas do nosso povo. Por diversas vezes atuamos juntos na luta por reforma agrária e em especial pelos trabalhadores sem terra. De modo que a Igreja de Nossa Senhora da Piedade faz parte de nossa história, de nossa cultura e da fé de nosso povo”, enfatizou. “É o reconhecimento dos méritos, não de um frade individual ou particular, mas o reconhecimento da sociedade civil indicando que nós frades capuchinos estamos no caminho certo, fieis na missão de pregar e viver o evangelho”, destacou o Ministro provincial dos freis capuchinos da Bahia e Sergipe, Liomar Pereira. “Os capuchinos merecem da Assembleia Legislativa o respeito e a deferência, de todos nós católicos a admiração e a certeza de que é uma fonte de inspiração, de exemplo”, pontuou Yulo.

Durante a homenagem houve apresentações musicais, cânticos e orações religiosas. Os freis capuchinos também foram presenteados com quadros que retratam a Igreja Nossa Senhora da Piedade. A atividade foi prestigiada por sacerdotes, padres, diáconos, fiéis e freis capuchinhos de várias partes do estado.