Alunos da Funceb participam do festival internacional Vivadança

Realizado neste mês, quando o mundo comemora o Dia Internacional da Dança (29 de abril), o festival, em sua sétima edição, dá espaço para jovens em processo de formação artística participar como plateia e fazer parte do grande elenco da dança da Bahia, numa iniciativa que busca abrir caminhos para a renovação da cena.

A Mostra selecionou 60 trabalhos coreográficos – dos mais de 160 inscritos -, para uma série de apresentações no Teatro Vila Velha e seu entorno, reunindo cerca de 500 artistas, entre amadores e profissionais de trajetórias distintas.

Coreografias

A premiada Cia. Infanto-Juvenil de Dança da Funceb apresenta nesta quarta-feira (10), às 20h, Assum Preto, coreografia de Denny Neves, inspirada na música homônima de Luiz Gonzaga. Gira em torno do cotidiano de meninas do sertão brasileiro que vivem em situação de exploração de trabalho infantil e violência doméstica.

Formada em 2010 e composta por 16 jovens de 13 a 17 anos, a companhia é primeira constituída por crianças e adolescentes da instituição. Já se apresentou em diversos eventos e festivais fora da Bahia, a exemplo do Festival Pernambuco em Dança, em Recife, a 4ª Mostra Brasil Juventude Transformando com Arte, no Rio de Janeiro, e a 27ª edição do Criança Esperança, projeto da Rede Globo em parceria com a Unesco.

Na quinta-feira (11), às 20h, a vez da Cia. Jovem de Dança da Funceb encena a coreografia ‘É Esse?!’, que se baseia na cultura do hip-hop e outras manifestações artísticas de rua como a capoeira, o pagode e o arrocha, que dialogam com a realidade dos jovens oriundos de comunidades periféricas de Salvador. O trabalho, realizado via processo criativo com o grupo, valoriza as diversas identidades de seus membros e a expressão negra urbana utilizando o corpo. A companhia é formada por 18 dançarinos dos três últimos níveis do curso preparatório e dirigida pela professora e coreógrafa Marilza Oliveira.

Curso preparatório

Para atender crianças a partir dos 5 anos de idade o curso preparatório da fundação é compostos por 11 níveis anuais, acompanhando a evolução e o crescimento de seus alunos até os 17 anos. Desta forma, inicia jovens na formação em dança e dá uma sólida opção educacional, artística e cultural para eles.

Contempla diversas modalidades de dança, desde as populares, afro e moderna até ballé e a capoeira, realizadas no turno vespertino como período complementar à escola formal, consolidando uma educação integral. A cada fase são acrescidos gradualmente carga horária e conteúdos de maior complexidade.

Isso possibilita que a formação inicial se amplie para uma formação continuada em dança, conduzindo o adolescente concluinte ao curso de educação profissional técnico de nível médio em dança, oferecido também pela Escola de Dança da Funceb, ou até a cursos universitários e outras atividades de profissionalização e participação no campo da dança e da cultura.

Secretaria de Comunicação Social do Governo da Bahia (Secom)