Galo comentou da importância deste projeto para o município. “Água é sinônimo de vida, e na atual situação que muitos municípios estão vivendo, ela é mais valorosa ainda. É importante viabilizarmos essas obras o quanto antes, para que mais vidas não sejam perdidas”, ressaltou. A proposta é que a captação de água seja feita pelo Rio Paraguaçu, o maior rio genuinamente baiano e que banha os principais municípios da Chapada Diamantina.
Segundo o prefeito, a obra foi iniciada, mas atualmente está abandonada. “A empreiteira foi lá e fez algumas modificações, mas não concluiu. A Prefeitura também poderá contribuir em grande parte desta obra”, completou. Wilson também solicitou a instalação da bomba de distribuição de água do Assentamento Mocambo e a instalação de um poço, já perfurado, para atender a comunidade, com mais de 150 famílias. O superintendente do Incra garantiu a instalação do poço e do sistema, com uma estação de tratamento e a distribuição para as residências.
Seca no município
Com 14 mil habitantes, 55% da população andaraiense vivem na zona rural. Já em março, o prefeito solicitou decreto de estado de calamidade pública, usado quando um desastre ultrapassa o estágio emergencial. “Cerca de 70% da zona rural está sem água potável e 65% dos pequenos produtores perderam rebanhos”, completou.