“Empresa privada não se preocupa com saneamento básico e abastecimento de água, isso quem faz é o Estado”, dispara Marcelino Galo

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) saiu em defesa da Embasa após declarações do ex-prefeito ACM Neto sobre a abertura do capital da empresa baiana. O parlamentar afirmou que a Embasa tem capacidade de fazer investimentos no Estado sem a necessidade de interferência de empesas privadas e citou um estudo do Sindae que indica que com a abertura de capital a Embasa deixaria de economizar nos próximos 12 anos mais de R$ 4 bilhões em impostos, em decorrência da perda do direto da imunidade tributária recíproca que teriam as empresas públicas de capital fechado.

“Privatizar não é o melhor caminho para resolver essas questões. Os países europeus, que optaram pela privatização, agora estão tentando estatizar o sistema, porque não deu o resultado que esperavam. O saneamento básico e o abastecimento de água de qualidade precisam de investimentos e melhorias, mas isso deve acontecer a partir de outras alternativas, que não a concessão”, pontuou Galo.

Para Marcelino Galo, a privatização parte desta política neoliberal que vem destruindo o Brasil, sob o comando do atual Governo Federal. “O novo Marco Legal do Saneamento Básico veio para destruir aquilo que é do povo e privatizar o acesso a água. Somos contra a privatização, mesmo através de PPP, porque acreditamos que a água é um bem público e deve ser tratado com a responsabilidade devida. Privatizar não é o caminho para melhorar os serviços da Embasa. Somos contra a venda deste patrimônio publico”.