O deputado estadual e líder do PT na Alba Marcelino Galo, propôs uma moção de aplauso a Defensoria Pública da Bahia, nesta sexta-feira (16), pela defesa intransigente dos Direitos Humanos e pela divulgação da cartilha “O que você precisa saber sobre abordagem policial”.
O material traz temas como abordagem policial tanto em casa quanto na rua, uso de algemas, prisão em flagrante, blitz, a necessidade de identificação do policial, a revista pessoal, o direito ao silêncio, procedimentos realizados em sede de delegacia de polícia, inclusive indicando os comportamentos e parâmetros aceitáveis fazendo menção por conseguinte à possível configuração de crimes e violência por parte dos servidores públicos responsáveis pela condução de tais procedimentos.
“A Defensoria cumpre um papel fundamental na promoção da justiça social em nosso Estado. Sem sombra de dúvidas, a cartilha distribuída foi elaborada em conformidade com todas as normas vigentes em nosso Estado e em observância aos direitos das policiais no exercício da profissão. A atenção especial à comunidade LGBT na abordagem policial é louvável e de extrema importância para garantirmos a dignidade dessas pessoas, que já são tão massacradas e marginalizadas pela sociedade”, afirmou Marcelino Galo.