Foto: Daniel Ferreira.
Galo trata da ampliação do abastecimento de água para Jacobina e Piritiba
A ampliação do abastecimento de água em Jacobina, com a extensão da rede, da infraestrutura de distribuição, sistema de saneamento, perfuração e instalação de poços artesianos em comunidades rurais do município, esteve na pauta de uma audiência provocada pelo deputado Marcelino Galo (PT), nesta segunda-feira (22), com o secretário de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado, Cassio Peixoto, no Centro Administrativo da Bahia. Mais de 2 mil famílias das comunidades Jenipapo, Salina, Curva da Galinha, Mucunã I, Itaipú, Peancó, Várzea, Malhador, Carro Quebrado, Matão, Cajazeiras II, Mucambo, Barro Branco, Velame, Itapeipu, Pau Ferro, Caraíbas, Várzea do Peixe, Umbuzeiro, Santa Cruz do Matão, Paraíso, Camboranga e Cachoeira Grande, devem ser beneficiadas diretamente pelas intervenções sugeridas pelo parlamentar.
De acordo com Galo, o abastecimento de água é um direito humano fundamental e a ampliação do abastecimento em Jacobina e Piritiba assegurará mais dignidade às famílias dos povoados beneficiados.
"O direito a água é um direito universal, indelével do ser humano, fundamental a sua dignidade, a sua saúde e desenvolvimento, e intrinsecamente ligado ao direito à vida. De modo que assegurar o abastecimento a essas comunidades é obrigatório e o estado está imbuído nisso, graças também as emendas garantidas pelo ex-deputado Amauri Teixeira", afirmou Galo. A extensão de rede de água, perfuração e instalação de poços artesianos para as comunidades de Tiguí, Tamanduá, Palmeiras, em Piritiba, também foramtratadas no encontro.
Além de Jacobina e Piritiba, foram tratados na reunião do sistema de abastecimento de água, da ampliação da rede, perfuração e instalação dos poços artesianos nos municípios de Wagner, São Domingos, Serra do Ramalho, Santa Bárbara, Paratinga, Miguel Calmon, Medeiros Neto, Juazeiro, Jaguaquara, Itaetê, Itaberaba, Igrapiúna, Encruzilhada, Cicero Dantas, Casa Nova, Caravelas, Caetano, Caem, Brejolândia, Andorinha e Alcobaça. Também participaram da audiência Humberto Teixeira e João Almeida.