O deputado estadual Marcelino Galo (PT) destacou a importância da aprovação do Conselho Estadual LGBT na noite de ontem, dia 28, na Assembleia Legislativa. Galo foi um dos maiores defensores da matéria na Casa, pois acompanha essa reivindicação do movimento LGBT e tem projetos nesta área.
Galo vê a possibilidade de avanços para esta população uma vez que “o Conselho LGBT será um instrumento democrático de promoção dos direitos humanos em nosso Estado. Além de ser um espaço de formulação e monitoramento das políticas publicas e importante canal de diálogo, envolvendo, além da sociedade civil, os movimentos sociais, a OAB, a Defensoria Pública e as Universidades”, explicou o petista.
O Fórum Baiano LGBT também comemorou a aprovação do Conselho LGBT. De acordo com Wesley Francisco, membro do Colegiado do Fórum, “a aprovação da matéria do Executivo foi uma importante conquista para o combate a homofobia no Estado e valeu todo o esforço pela sua aprovação.
Para Wesley “esta reivindicação é antiga ao movimento e aprovada nas duas conferências estaduais LGBT, em 2008 e 2011, dado sua importância estratégica de articulação de políticas”. Ele ainda agradeceu também o apoio dos parlamentares que votaram a favor da proposição. Apenas cinco deputados foram contra o projeto. “O apoio dos deputados, capitaneado pelo deputado Marcelino Galo e outros, foi fundamental para essa vitória contra o preconceito”, pontuou.