Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) ajudou a intermediar uma reunião entre professores, entidades ambientalistas, o secretário de Planejamento (Seplan), José Sérgio Gabrielli, e o secretário de Meio Ambiente,Eugênio Spengler, na reitoria da UFBA, para discutir o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado da Bahia, que trata do uso e ocupação do território na Bahia.
Na audiência, nesta quinta-feira (5), foi formada uma comissão com dois representantes da secretaria, dois das universidades e dois do Conselho das entidades ambientalistas. O grupo vai sistematizar as reivindicações e apresentar a SEPLAN um cronograma de debates mais amplos com a sociedade.“O Zoneamento é um instrumento político de regulamentação e planejamento do nosso território. Por isso a participação popular é fundamental”, explica o deputado petista, que é vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa.
Instrumento de ordenamento e gestão territorial, o ZEE serve para orientar o uso e ocupação do solo a partir da compatibilização entre os usos mais adequados para cada região e a necessidade de preservação de padrões ambientais que garantam as condições de desenvolvimento sustentável, equilibrando os conflitos econômicos, sociais e ambientais.