Essas iniciativas foram debatidas na sexta-feira (17) entre empresários, representantes da sociedade, parlamentares e secretários estaduais, que apresentaram dados e formularam propostas para o desenvolvimento do município como a sexta maior economia da Bahia e um dos principais nós logísticos do estado.
Participaram da reunião o empresariado local, os secretários estaduais José Sergio Gabrielli (Planejamento) e Luís Petitinga (Fazenda), além do prefeito municipal, Guilherme Menezes (PT) e parlamentares petistas como Marcelino Galo, que é um dos defensores da proposta encaminhada ao governo da Bahia, que cria o Centro Logístico, ou Shopping Popular, como ficou conhecido o projeto. “Estamos ampliando os debates e esperamos a participação ativa do governo para avançarmos na consolidação de políticas públicas que ajudem o crescimento da economia local, principalmente para setores como o informal e que desenvolva também atividades de fortalecimento da economia solidária”, pontua o deputado estadual.
Algumas reivindicações de empresários foram apresentadas, como a criação de um trevo de acesso ao Distrito Industrial e a ampliação da capacidade de energia elétrica e água para a área. Ambas foram destacadas pelo secretário Sérgio Gabrielli, que pontuou dizendo que há em desenvolvimento dois projetos para a região e que até o final do ano a Embasa concluirá os projetos de ampliação do sistema de abastecimento de Vitória da Conquista e a construção de uma barragem, com valor estimado de R$ 190 milhões.