O deputado estadual Marcelino Galo (PT) afirmou que a entrega da Via Expressa Baía de Todos os Santos, nesta sexta-feira (1), pela presidente Dilma Rousseff e pelo governador Jaques Wagner, reforça o “compromisso do PT com o povo de Salvador”. Para o petista a obra também representa uma conquista importante para a mobilidade na capital e para a economia da Bahia.
“Esta é uma obra muito importante para a mobilidade urbana aqui na capital, que, além de contribuir para melhorar o trânsito, ao desafogar o tráfego na Rotula do Abacaxi e Bonocô, vai facilitar o fluxo de veículos que segue para o Porto e para a Cidade Baixa. A Via Expressa também vai gerar mais competitividade porque as cargas vão chegar mais rápido, tornando mais eficiente à logística dos produtos do campo e da indústria e reduzindo o custo das mercadorias”, destacou o petista.
Com extensão de 4,3 km, dez faixas de tráfego – sendo quatro exclusivas para veículos de carga -, três túneis, duas passarelas e ciclovia, a Via Expressa Baía de Todos os Santos reduz em 3,2 km o trajeto entre a BR 324 e o Porto de Salvador. Com a nova avenida, deixam de passar pela Avenida Bonocô 2.030 veículos de carga/dia, sendo 1569 caminhões e 461 carretas.
A obra recebeu cerca de R$ 450 milhões em investimentos dos governos Federal e Estadual, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). “De fato, o maior investimento viário em Salvador dos últimos 30 anos. É compromisso do PT com o povo de Salvador e com a mobilidade dos baianos", pontua Marcelino Galo, ao lembrar outras importantes intervenções em mobilidade urbana dos governos do estado e federal em Salvador.