Sessão Especial homenageia 40 anos da Rádio Educadora na Assembleia Legislativa

Os 40 anos da Rádio Educadora da Bahia foram celebrados em uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa, proposta pelo deputado Marcelino Galo (PT), nesta sexta-feira (4). O evento contou com a participação do ex-governador Jaques Wagner, do diretor geral do IRDERB, Flávio Gonçalves, dos músicos Lazzo Matumbi e Manno Goés, apresentações de artistas e grupos culturais, como o Ilê Aiyê.

Servidores e personalidades que fazem parte da história da emissora pública de radiodifusão, como Nelson Preto, Washington Barbosa, Caetano Veloso, Carlinhos Brown, Ganhadeiras de Itapuã, Humberto Sampaio, Márcia Moreira, Jaime Sodré, Álvaro Assmar (in memoriam), Cid Teixeira (in memoriam), entre outros, foram homenageados com a entrega dos troféus “dedicação”, “inovação”, multicultura, tempo de casa, história, compositor mais tocado, “instrumental”, “pra nunca esquecer”, “Iôiô”, “da Bahia para o mundo” e “amigo da comunicação pública”. Na atividade, tanto o ex-ministro Jaques Wagner quanto o deputado Marcelino Galo criticaram a prisão do ex-presidente Lula e o aprofundamento do neoliberalismo no Brasil, com o desmonte de políticas públicas que afeta também a cultura e a comunicação pública no país.

“A Rádio Educadora FM cumpre um papel fundamental numa democracia: assegurar a diversidade de opinião e a diversidade cultural, num país que, desgraçadamente, possui uma concentração deletéria dos meios de comunicação e da audiência, uma vez que o sistema privado de comunicação é muito mais forte que o público, uma herança maldita e absolutamente intencional de nossas oligarquias”, refletiu Galo, que entoou “LulaLivre”, no plenário.  Para Wagner, sem liberdade e democracia é “muito difícil produzir cultura” tendo a comunicação pública como aliada.

O ex-ministro, que visitou esta semana o ex-presidente Lula na Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, também criticou o momento “difícil” da vida nacional. “O presidente Lula está indignado, injuriado com a injustiça e a condenação sem provas. Lula é um presidente de resistência e a esperança de um futuro melhor para nosso país. Hoje aprisionaram a esperança do povo brasileiro, porque determinados segmentos da nossa sociedade não toleram a prosperidade e inclusão do povo brasileiro”, afirmou.

 

Também prestigiaram a sessão especial Vovô do Ilê, a Secretária Estadual de Políticas para as Mulheres, Julieta Palmeira, o deputado federal Jorge Solla (PT), Maestro Ricardo Castro, Perfelino Neto, Tom Tavares, Jorge Washington do Bando Teatro Olodum, músicos da Timbalada, representando Carlinhos Brown, entre outras personalidades da cultura e da política.