A reforma política no Brasil tem sido a principal pauta de reivindicação dos protestos populares que ganhou destaque desde as manifestações de junho de 2013. Os casos de corrupção envolvendo a Petrobrás, anunciados em março de 2014, pressionaram o Congresso Nacional à votação de projetos de lei sobre o tema. São mais de dez iniciativas de reforma política propostas no Poder Legislativo, além de projetos de iniciativa popular.
No próximo dia28/05, oSenge BA e a Fisenge lançam a cartilha Entendendo a Reforma Política no Brasil, com o objetivo de fortalecer a participação da classe trabalhadora nesse importante debate nacional. A cartilha apresenta, de forma sucinta, os principais pontos discutidos sobre a reforma política, descrevendo os mecanismos de funcionamento, em que países são adotados e a posição dos defensores e críticos de cada proposição.O lançamento será realizado em Salvador (Bahia), na APUB Sindicato, de 19h às 22h. A programação contará com uma mesa de debate com especialistas sobre o tema e um coquetel de encerramento.
A cartilha é de autoria de Ubiratan Félix, presidente do Senge BA e diretor da Apub Sindicato. Ubiratan é engenheiro civil formado pela Escola Politécnica da Ufba e professor do Instituto Federal de Educação e Tecnologia – Ifba, instituições de ensino onde iniciou sua trajetória de engajamento político quando ainda estudante, participando ativamente dos Diretórios Acadêmicos (DAs e DCE). É conselheiro Nacional das Cidades e como dirigente sindical articula uma série de iniciativas voltadas para pautas políticas e sociais: meio ambiente, mobilidade urbana, habitação com interesse social, reforma política, direito das mulheres profissionais e demais temas de grande importância para o desenvolvimento do país.
A realização da cartilha Entendendo a Reforma Política no Brasil conta com o apoio do Crea BA, Apub Sindicato e Senge BA Estudante.