O Rio Jaguaribe, que percorre cerca de 15,2 km em Salvador, e as intervenções que sofreu com o desenvolvimento da cidade será discutido na Audiência Pública Bacia do Rio Jaguaribe: Intervenções e Fragmentação. O evento, que será realizado na próxima quinta-feira (18), às 15h, terá a participação de movimentos sociais, frentes parlamentares e Ministério Público, que abordarão as consequências desse processo e apontarão caminhos para a sobrevivência do rio.
Com nascentes nos bairros de Águas Claras, Valéria e Castelo Branco, o rio que percorre as localidades de Jardim Nova Esperança, Cajazeiras VIII, Nova BrasíliaTrobogy, Mussurunga e Bairro da Paz, possui uma área de drenagemdensamente povoada, com uma infraestrutura urbana precária, o que compromete aqualidade dos rios e das comunidades em volta. Assim, esse encontro busca debater também a relação da cidade com os rios e os efeitos dessa interação, bem como a atuação dos governos nessa discussão.
A audiência, que será presidida pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), contará com a participação de Maíra Azevedo, do Movimento Jaguaribe Vivo; Maria Alice Silva, do GT Pedra de Xangô; Lafayete Luz, da MAASA/Escola Politécnica da UFBA; Bete Santos, da Escola de Administração da UFBA; Cristina Seixa, promotora do Ministério Público Estadual; Mário Mantovani, da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados; e de Maria Marighella, proponente da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara de Salvador.
A audiência é promovida pela Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), que tem como coordenador o deputado Marcelino Galo, com o apoio do Movimento Jagueribe Vivo e da Frente Parlamentar Ambientalista da Câmara dos Deputados.
SERVIÇO:
Evento: Audiência Pública Bacia do Rio Jaguaribe: Intervenções e Fragmentação
Local: Página do Facebook @marcelinogalopt
Data: 18/03/2021 (próxima quinta-feira)
Horário: 15h