A Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou, por unanimidade, o projeto de Lei 19.194/2011, de autoria do deputado estadual Marcelino Galo (PT), que institui o Dia Estadual pela Reforma Agrária Euclides José Teixeira Neto. A data será celebrada em 5 de abril, dia do falecimento de Euclides Neto, que morreu em 2000, aos 74 anos.
Autor da proposição, Marcelino Galo ressalta que a aprovação do projeto é uma justa homenagem aos trabalhadores rurais. “O povo do campo sempre esteve nas trincheiras de luta por um país mais fraterno e justo socialmente. Sabemos que a concretização da Reforma Agrária é fundamental para a descentralização da posse das terras, além de garantir o acesso a uma alimentação mais saudável e livre de agrotóxicos pelas famílias brasileiras. Para mim, que já fui Superintendente do Incra na Bahia, viajei pelo estado em assentamentos, e sempre tive uma trajetória política ligada à defesa da distribuição justa da terra é uma felicidade imensa poder trabalhar pela aprovação deste projeto, que reconhece a importância dos trabalhadores rurais”.
Galo disse ainda que a escolha da data tem por objetivo manter viva a memória de Euclides Neto. “Euclides foi um homem que nasceu no povoado de Jenipapo, em Ubaíra, e se debruçou sobre a pesquisa que tratava das relações de poder entre fazendeiros e trabalhadores das fazendas de Cacau do Sul da Bahia. Foi, por mais de quatro décadas, advogado dos trabalhadores rurais, justamente por entender a fragilidade destes. Euclides chegou a ser prefeito de Ipiaú e a primeira atitude que teve foi desapropriar uma área de 150 hectares e partilhar entre uma família de trabalhadores rurais desempregados, que batizou com o nome de Fazenda do Povo. Uma pessoa que foi exemplo de busca pela justiça social, que deve ser seguido por todos nós”.
O projeto de lei segue para sanção do governador Rui Costa.