Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) participou ao lado do governador Jaques Wagner, na manhã desta quarta-feira (9), da entrega de 60 novas embarcações de fibra de vidro a pescadores de Maraú, no Sul do Estado. Para Galo, além de modernas e construídas pelos próprios pescadores através do projeto Renovar, as canoas ajudaram a preservar o meio ambiente ao evitar o uso de madeira da mata atlântica. Marcelino avalia ainda que as canoas vão ajudar no fortalecimento do setor pesqueiro e da pesca artesanal na Bahia, contribuindo para a atividade econômica no Sul do Estado com o aumento da renda das famílias dos pescadores.
Durante a cerimônia de entrega dos equipamentos, foi assinado um convênio de cooperação técnica entre a Seagri e o Instituto Federal Baiano (IFbaiano) para a capacitação em pintura e construção de embarcação e para a criação do Centro de Estudos Costeiros da Pesca e Aquicultura na região.
Para o presidente da Colônia de Pescadores e Aquicultores de Maraú, este ato vai promover um salto na economia da região. “A nova embarcação permite chegar em lugares mais distantes, possui motor, é mais leve e isso faz toda a diferença, além de ser bom para o meio ambiente, evitando a degradação das árvores. Assim eles chegam em casa mais cedo e com uma produção maior”, completa.
O governador Jaques Wagner lembra que outras canos serão entregues em todo o estado.“Agora foram entregues 60, mas, ao todo vamos distribuir 800 embarcações desta para atender outras 2.400 famílias de pescadores em toda a Bahia. Com a assinatura destes convênios vamos poder ampliar este trabalho”, afirmou. A Bahia conta, atualmente, com uma frota estimada em 16 mil canoas de madeiras, que serão gradativamente, pó embarcações de fibra de vidro.
A solenidade também contou com a presença do secretário estadual da Agricultura, Eduardo Salles, e do presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.