Em 29 de julho de 1897, elevou-se à categoria de município de Cruz das Almas quando foi desmembrada de São Félix e, ontem, a cidade festejou, portanto, 115 anos de emancipação política. Uma das cidades mais importantes do Recôncavo Sul, Cruz das Almas, com quase 59.000 habitantes, vem crescendo de maneira substancial nos últimos anos, com aumento relevante da oferta de empregos formais.
Conhecida por sua animada festa de São João que atraia milhares de pessoas de outras cidades, inclusive de fora da Bahia, Cruz das Almas, hoje, é também uma cidade universitária com vários centros de formação de nível superior, sendo a sua maior expressão a UFRB (Universidade Federal do Recôncavo Baiano) que possui um Centro de Ciências Agrárias, Ambientais e Biológicas (CCAAB) e um Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC), oferecendo, dentre outros, os cursos de Agronomia e Engenharia e pesca.
Já se diz que o melhor se Cruz das Almas é o seu povo, portanto, esse povo e todo o Estado estão de parabéns pelos 115 anos de emancipação política desse município que vem crescendo e que tem muito mais para oferecer aos seus munícipes e moradores que hoje são acolhidos por Cruz das Almas.
Assim, mais do que justa a apresentação de moção de aplausos pelos 115 anos de emancipação política de Cruz das Almas e, atendidas às formalidades de praxe, REQUEREMOS que conste na ata desta Sessão Legislativa, Moção de Aplausos, direcionada à Prefeitura de desse município e à sua Câmara Municipal.
Sala das Sessões, 30 de Julho de 2012
Deputado Marcelino Galo