A passagem pelos 53 anos de emancipação política de Caatiba, comemorados nesta terça-feira (01), foi lembrada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT). O petista registrou moção de congratulação à cidade do sudoeste baiano na Assembleia Legislativa e destacou o desenvolvimento do município a partir da emancipação política e do trabalho desenvolvido pelo prefeito Júnior Mendes. Ao lembrar a história de Caatiba na proposição, o deputado Marcelino Galo ressalta que o “povo hospitaleiro e trabalhador, têm na coragem, religiosidade e disposição para luta” marcas inconfundíveis da identidade baiana, “que reforçam a tradição e força da cidade”.
“Historicamente habitada pelos índios Imborés e Mongoiós, Caatiba, antigo distrito de Matas de São Paulo, pertencente então a Vitória da Conquista, começou a ser povoada em fins do século XIX por aventureiros a procura de terras férteis para a agricultura e pecuária. Passou a se chamar Caatiba pelo Decreto Estadual 141, de 31 de dezembro de 1943, sendo emancipada em 1º de Abril de 1961 através da Lei 1 401”, observou. Na atividade econômica, se destacam a criação de gado bovino, a produção de queijo, requeijão e manteiga. “O trabalhador rural, através da agricultura familiar, tem papel de destaque na economia local, com a produção de banana, cacau, cana, café, mandioca, feijão, milho”, ressalta Galo.
A tradição religiosa e cultural, como o louvor a São Paulo, padroeiro do município, também são pontos destacados por Marcelino Galo na Moção de Aplausos. “Novenas, missas e procissões, com desfiles de cavaleiros e a participação popular, também se destacam e contribuem para o fortalecimento do turismo em Caatiba”, enfatizou o petista ao desejar votos de progresso, trabalho e conquistas para a população do município.