"A educação é um direito fundamental que deve ser garantido pelo Estado. A sociedade, principalmente aquela que é formada por movimentos organizados que lutam por uma transformação social no campo, almeja uma educação que fortaleça um projeto popular de agricultura. Contudo, para que esse nível de educação seja, concretamente, viável, precisa haver também um mínimo de infraestrutura necessária ao processo de aprendizado, possibilitando um maior desenvolvimento na capacidade de produção e de acesso ao conhecimento dos sujeitos envolvidos nesta comunidade", disse Galo.
Dessa maneira, o parlamentar entende que é relevante a ampliação da Escola Municipal Fábio Henrique, localizada no assentamento Lagoa e Caldeirão, em Vitória da Conquista, que atende também aos assentamentos Mutum, Cipó, Olhos d’Água, Arizona, Baixão, Cercadinho, Lagoa de Melquades, Conquista do Rio Pardo, Cobras, dentre outros da região. Além de serem ministradas as matérias convencionais do sistema educativo brasileiro, os alunos têm aulas de zootecnia, técnicas agrícolas e cooperativismo. Apesar disso, a escola necessita de ampliação para atender à demanda da comunidade, sendo imprescindível a construção de mais salas de aula e de uma quadra poliesportiva, respeitando, por óbvio, a acessibilidade aos que têm uma limitação física, como tutela a lei.
"Peço o apoio dos meus pares para que seja ampliada a Escola Municipal Fábio Henrique, em Vitória da Conquista, contribuindo, assim, para educação de qualidade voltada para a realidade de vida de quem vive da agricultura e perseguindo uma educação comprometida com um modelo de desenvolvimento socialmente justo, democrático e igualitário, economicamente viável, ecologicamente sustentável e culturalmente aceito", disse o deputado.
Com informações do Diário Oficial da Bahia