Com moção de pesar na Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado Marcelino Galo do PT homenageou o senhor Wallace Mutti Perrucho, em face do seu falecimento, ocorrido no dia 26 de novembro de 2014. Na oportunidade, o parlamentar destacou as contribuições deixadas pelo militar, esportista e político alagoense que cresceu em Ilhéus e desembarcou no município de Canavieiras aos 20 anos de idade.
“Polêmico e combativo, assim Perrucho foi definido pelo historiador Durval Pereira da França Filho em um estudo biográfico elaborado anos atrás. Ante o turbilhão de informações sobre o biografado, Durval encerrou o estudo assim: “Perrucho, uma vida de lutas, um samurai da política, um construtor da História”.
Aos 20 anos de idade, patrulhou a litoral baiano como cabo do Exercito durante a Segunda Guerra Mundial, em seguida, assumiu a função de oficial do Registro Civil, sucedendo ao sogro Alberto Pereira Homem de Carvalho, onde permanecendo por 47 anos até sua aposentadoria. Segundo o deputado, o cargo não foi a única atividade exercida, sendo também gerente do único cinema da cidade, o Cine Theatro Glória, além de estivador.
Tudo era conciliado com a dirigência da Liga Canavieirense de Futebol, do Clube Lítero Social e do Sindicato dos Estivadores e das filarmônicas Lyra do Comércio e 2 de Janeiro. Perrucho se destacou também na política. Através de vários mandatos como vereador e prefeito, evidenciou a cidade de Canavieiras para todos os lugares por onde passou. “Perrucho, uma vida de lutas, um samurai da política, um construtor da História”, conclui nas palavras do historiador Durval em biografia de Perrucho.