O deputado estadual Marcelino Galo (PT) criticou veementemente às declarações do Ministro-Chefe da Secretaria da Aviação Civil, Wellington Moreira Franco, feita na última quinta-feira (31)durante o Encontro Nacional de Editores da Coluna Esplanada. Moreira Franco culpou os engenheiros brasileiros pelo atraso de seis meses nas obras de 12 aeroportos brasileiros, em capitais que receberão a Copa do Mundo ano que vem.
“Os jovens não saem bem formados da faculdade e os projetos são muito ruins. Os engenheiros são ruins”, afirmou Franco.
Marcelino Galo considerou “extremamente infeliz a declaração” e disse que a falta de preparo é do ministro que não acompanhou a evolução da política e da nova gestão governamental. O petista acrescenta que é preciso mais responsabilidade e coerência. “Temos excelentes engenheiros e a prova mais recente da qualidade dos profissionais brasileiros está na descoberta do pré-sal”, afirmou Galo, ao acrescentar que obras como viadutos, rodovias, edifícios residências e empresariais, portos e usinas, projetados por engenheiros brasileiros se opõem a afirmação de Moreira Franco.
Na Bahia, de acordo com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, existem 9.628 mil engenheiros civis em atuação.