Ex-superintendente do Ministério da Pesca e Aquicultura do Estado e presidente da Frente Parlamentar Ambientalista da Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) anunciou na manhã desta terça-feira (9), durante o 3º Fórum de Sustentabilidade da Baía de Todos os Santos, no Club Med Itaparica, a criação de um Grupo de Trabalho (GT) com foco na preservação de nascentes, mar e estuários, rios e lençóis freáticos.
"A frente parlamentar vai criar em 2015 um GT para reforçar as discussões sobre monitoramento e controle de invasores, como o Coral Sol, que foi descoberto na Baía de Todos os Santos, numa área de proteção ambiental, na ilha de Itaparica, e que provoca a perda da biodiversidade e a fragilização dos recursos pesqueiros, entre outros impactos sociais e ambientais”, afirmou Galo.
Liderado pela Organização Sócio Ambientalista Pró-Mar, o evento, que já reuniu mais de 700 pessoas em suas duas primeiras edições, debateu este ano programas socioambientais, desenvolvimento sustentável e economias criativas.
"Esse é um espaço legítimo onde as lideranças da pesca, dos movimentos sociais e terceiro setor da Baía de Todos os Santos dialogam buscando encontrar equilíbrio para o desenvolvimento sustentável. Nesse fórum reunimos empresários, gestores públicos, pescadores, ambientalistas para, juntos, criar e implementar estratégias que possam conciliar desenvolvimento econômico e conservação da natureza", pontua Zé Pescador, diretor de Recurso Costeiro Marinho da Pró-Mar.
A atividade contou com a participação de representantes da Secretaria de Meio Ambiente (Sema), Petrobrás, Rotary Club, da Associação Sócio Cultural de Matarandiba (Ascomat), além da Ong Pró-Mar.