“No encontro na Ceplac em Itabuna, visitamos as instalações da unidade e participamos de palestras, mas o que marcou foi o conhecimento técnico do embaixador e a disponibilidade de cooperação técnica. Em Ilhéus, foi uma vistoria na Biofábrica do cacau, responsável pela multiplicação de clones resistentes à praga vassoura-de-bruxa”, pontua o parlamentar Marcelino Galo. Ele ainda informa que neste local está instalado também um dos mais modernos laboratórios de micro-propagação do Brasil. Em seguida, Galo participou de ato na Câmara Municipal de Uruçuca.
Em entrevista, o embaixador Maximilien Arvelaiz declarou que “não se pode esquecer que os presidentes Hugo Chávez e o ex-presidente Lula foram decisivos quando iniciaram um trabalho para o fortalecimento dos países latino-americanos”. “Junto à comunidade internacional, eles demonstraram que nós deveríamos ser respeitados pela soberania, refutando o tratamento ‘colonialista’ antes dispensado, o que motivou a mudança nas relações entre os países de todo o mundo”, finaliza.
Na comitiva do embaixador venezuelano estava também o presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), José Vivaldo Mendonça, lideranças políticas regionais como Adeilton Santos, Samuel Branco, a vice-prefeita de Uruçuca, Fernanda Silva e o secretário de Ações Regionais de Ilhéus, Murilo Brito.
Atividades noturnas
Durante a noite, Marcelino Galo participou ainda em Itabuna da plenária de lançamento da pré-candidatura do jovem Samuel Branco, que reuniu as lideranças do município pela renovação da Câmara Municipal. Na região do Baixo Sul, Galo visitou na manhã de domingo (18) o Quilombo Boitaraca onde se reuniu com a comunidade de Nilo Peçanha.