O presidente da Comissão Especial da Verdade da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Marcelino Galo (PT), afirmou que o ex-presidente sul-africano e ganhador do Prêmio Nobel da Paz (1993), Nelson Mandela, foi “um dos maiores humanistas” do nosso tempo “que lutou com muita dignidade contra a opressão e pela igualdade”. O petista destacou o legado de Mandela e reforçou a importância da luta permanente contra o racismo e a desigualdade social.
“Perdemos uma das nossas mais importantes referências na luta contra o racismo e o apartheid social. Nelson Mandela lutou com muita bravura e dignidade pela liberdade. Guerreiro, não fugiu à luta, mesmo depois de ter passado 27 anos na prisão por se opor a um sistema arbitrário e atrasado. Ganhou em 1993 o prêmio Nobel da Paz. Foi o primeiro presidente negro da África do Sul (1994-99). Deixou o poder para se dedicar as causas sociais e de direitos humanos. Seus ensinamentos, exemplos e resistência permanecerão vivos, assim como nossa luta contra a desigualdade social e o racismo. Mandela vive!”, enfatizou Marcelino em postagem na sua conta do Facebook.
Líder da luta contra oApartheid socialna África do Sul, Nelson Mandela morreu aos 95 anos, nesta quinta-feira (5).Ele lutava contra doenças decorrentes do período em que permaneceu preso por conta de sua luta contra o racismo e a desigualdade social, regime segregacionista que imperou durante décadas no seu país.