Lideranças políticas, prefeitos, vereadores, secretários municipais, movimentos sociais e dirigentes partidários, acompanhados de mais de 2.000 militantes confirmaram na plenária de elaboração do Programa de Governo Participativo (PGP) 2014, realizada neste sábado (5) em Itaberaba, a força dos pré-candidatos ao Senado Federal Otto Alencar e ao Governo do Estado Rui Costa e João Leão.
Acompanhados pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), a prefeita de Itaetê, Lenise Estrela, o vereador de Bonito, Rogério Laytynher, a presidenta do PT de Marcionílio Souza e dirigente da CETA, Nólia Oliveira, agricultores familiares e movimentos sociais de luta pela moradia salientaram a importância do Programa de Governo Participativo e da participação popular na projeção do futuro da Bahia a partir das necessidades regionais. O deputado estadual Marcelino Galo destacou que o PGP “tem esse caráter revolucionário, de estimular a participação popular e identificar, a partir desse diálogo com a base, as necessidades de cada município para potencializar o desenvolvimento local".
Rui Costa arrematou: "Estamos fazendo o que acreditamos, o que começamos 12 anos atràs com o maio presidente que o Brasil jà teve, Luiz Inàcio Lula da Silva". O Programa de Governo Participativo, que já percorreu 23 territórios de identidade, chega neste domingo (6) a Ipirá, onde o plano de governo do Partido dos Trabalhadores fará o diagnóstico das necessidades da região junto com sua militância. Além dos territórios de Piemonte Paraguaçu e Chapada Diamantina, as plenárias já passaram pelas macrorregiões de Feira de Santana, Serrinha, Vitória da Conquista, Guanambi, Juazeiro, Itabuna, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Irecê, Barreiras e Paulo Afonso.