A crise hídrica no sul da Bahia foi tema de uma audiência pública nesta terça-feira (19) no Centro Territorial de Ensino Profissionalizante do Médio Sudoeste- CETEP, em Itororó. A atividade, coordenada pelo deputado Marcelino Galo (PT), também discutiu o Projeto de Lei que institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, de autoria do petista.
“Esse debate é fundamental para que possamos compreender o que agravou essa crise hídrica e refletir sobre medidas que possam recuperar nossos rios. É muito bom também ver a juventude interessada em debater assuntos tão complexos e ao mesmo tempo essenciais à vida, como a agroecologia e a produção orgânica de alimentos”, afirmou Galo, que mais cedo esteve nopresídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, para verificar as condições da unidade e a situação de indígenas custodiados no espaço.
Na audiência, Galo ouviu demandas da cidade, como a necessidade da recuperação do Rio Colônia, e se ofereceu para intermediar uma negociação junto ao Governo do Estado para que programas de capacitação técnica dos estudantes em cursos do eixo de recursos naturais sejam implementados no município. Também participaram do encontro representantes da Comissão Executiva Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), do Núcleo Regional de Educação, de associações rurais e comunitárias.