Durante o 3º Encontro Estadual de Prefeitos e Gestores de Meio Ambiente, promovido pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), através do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), o deputado estadual Marcelino Galo (PT) reforçou a necessidade de se regulamentar o uso do agrotóxico na produção de alimentos no Estado. O evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (10), auditório da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM).
“Todo esse debate público que se estabeleceu está acontecendo porque estamos tentando regulamentar o uso de agrotóxicos, coisa que acontece em todos os países do mundo. É um negócio de interesses brutais, são 11 bilhões de dólares anuais que enriquecem e dão lucro a poucas empresas e está envenenando o povo brasileiro”, afirmou Galo, que criticou ontem, durante a entrevista a rádio Vida FM, a articulação de deputados para barrar três projetos de sua autoria que visam regular o uso de agrotóxicos na produção de alimentos na Bahia.
O evento debateu ainda os avanços e desafios para o fortalecimento do Sistema Nacional de Meio Ambiente (Sisnama), a estruturação e consolidação do Programa de Gestão Ambiental Compartilhada (GAC), além do papel dos Consórcios no apoio à gestão ambiental.