Por meio de uma indicação ao Governo do Estado, que visa contribuir para uma solução emergencial, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) solicitou que fosse criada uma Divisão de Combate aos Incêndios Florestais no Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado da Bahia para as regiões citadas.
“Precisamos atuar de forma preventiva, no sentido de reduzir as causas e os riscos de propagação do fogo e para isso é indispensável que o Estado se aparelhe com equipamentos próprios e possua uma equipe especializada de combate”, afirma Galo. A indicação do deputado, que está tramitando na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), sugere que a ação seja feita de maneira articulada com as Prefeituras e a sociedade civil.
“É importante deixar evidente a necessidade de se realizar campanhas educativas, com a intenção de sensibilizar a população quanto aos impactos negativos decorrentes da ação do fogo. Essas campanhas deverão ser realizadas durante todo o ano e intensificadas no período de pré-estiagem”, finaliza o petista.