A morte do ex-prefeito de Vitória da Conquista José Fernandes Pedral Sampaio, nesta terça-feira (16), foi lamentada pelo deputado estadual Marcelino Galo (PT), que lembrou a importância do político na resistência contra a ditadura militar no sudoeste da Bahia. Pedral faleceu aos 89 anos no Hospital Samur, onde lutava contra um câncer.
“Pedral Sampaio exerceu importante liderança política em Vitória da Conquista por mais de 20 anos, onde teve papel fundamental na resistência a ditadura militar, e deu importantes contribuições para o desenvolvimento democrático da capital do sudoeste”, afirmou Galo, que preside a Comissão Especial da Verdade na Assembleia Legislativa. “Ele fez uma das melhores administrações da cidade, deu o pontapé inicial ao desenvolvimento urbano em Conquista, hoje consolidado como importante pólo regional na gestão do prefeito Guilherme Menezes”, completou o petista.
Eleito prefeito de Conquista, Pedral foi cassado logo em seguida com o golpe civil-militar em 1964, quando teve seus direitos políticos suspensos por 10 anos. Em 1982, candidatou-se novamente ao cargo de prefeito e foi eleito por maioria dos votos no dia 15 de novembro, consolidando sua liderança política na região. Em 1987 assumiu a Secretaria Estadual dos Transportes no Governo de Waldir Pires e em 1992, reelegeu-se pela terceira vez prefeito de Vitória da Conquista. O corpo do ex-prefeito será velado no Memorial Régis Pacheco. O sepultamento acontece quarta-feira, às 16 horas, em local ainda não informado.