Berimbau elétrico, impressora 3D, drones, games, show da química e uma série de palestras com cientistas, desenvolvedores,pesquisadores e empreendedoresdo Brasil e do mundo. Está é a 12ª edição daSemana Nacional de Ciência e Tecnologia, que ocorre gratuitamente entre os dias 22 e 25 de outubro, na sede do Senai Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, epretende atrair público de todas as faixas etárias. Um dos incentivadores do evento, o deputado estadual Marcelino Galo (PT), já garantiu a sua inscrição no endereçowww.ictios.com.br/snct2015e também vai participar do maior encontro de iniciação científica da Bahia.
“Este é um evento fundamental para a democratização e divulgação da ciência como instrumento de transformação social e econômica do nosso estado. É muito importante que jovens e crianças também possam visitar os stands para que, através do estímulo, possam compreender a importância da inovação e, quem sabe num futuro próximo, já como cientistas, darem contribuições científicas e tecnológicas para nosso desenvolvimento”, destacou o parlamentar. Organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação da Bahia (Secti), a 12ª edição apresenta um evento totalmente direcionado ao fomento e popularização da ciência. A primeira e significativa mudança aparece no local de realização do evento. Este ano, a SNCT será realizada no “maior centro de ciência e tecnologia do Nordeste, o Senai Cimatec",como enfatiza o secretário da Secti, Manoel Mendonça. Segundo um dos coordenadores do evento, o jornalista e dirigente governamental,Sócrates Santana, o evento faz parte de uma rede institucionalque vem sendo construída no estado para aproximar pessoas, universidades e empresas. "Onossoobjetivo é transformar assoluções desenvolvidas em empresas,laboratórios, centros e grupos de pesquisasem ganhos para a sociedade.Os avanços tecno-científico precisam atender as necessidades das pessoas e são essas tecnologias que iremos apresentar na Semana da Bahia", garantiu Sócrates.
Outra novidade serão as palestras ministradas por nomes consagrados na área, como o matemático Raphael Mandarino, o publicitário André Telles,o engenheiro Ruben Delgado (Softex)e muitos outros. São debates, exposições, feiras e mostras científicas, visitas orientadas a laboratórios, apresentação de vídeos, atividades acadêmicas, interativas e voltadas ao público escolar e acadêmico.
Com o tema “Luz, Ciência e Vida”, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi criada com a função de difundir a importância da ciência e tecnologia para o desenvolvimento do país. O evento acontece na quinta e sexta, das 9h às 21h, e sábado e domingo, das 9h às 18h.