A chapa 2 “Luta Fenaj” concorre com a chapa 1 “Linha Direta com Jornalistas” no pleito que acontece nos dias 16, 17 e 18 deste mês de julho.
O “Luta, Fenaj!” é um movimento que reúne jornalistas em todo o país na defesa dos direitos da categoria e por mudanças na política conduzida pela atual direção da entidade. “O Movimento PT já havia declarado apoio, durante encontro em Brasília, no mês de maio, para discutir as estratégias políticas do grupo. O apoio à chapa ‘LutaFenaj’ acontece no momento em que o PT discute fortemente a questão da liberdade de imprensa e democratização da mídia”, pontua Marcelino Galo. O petista, que é o representante da tendência Movimento PT na Bahia, diz que a federação precisa retomar suas lutas históricas.
O vice-presidente da Associação Baiana de Imprensa – ABI e membro da chapa, Ernesto Marques, afirma que “a Fenaj tem como principal tarefa no próximo período a aprovação da PEC do diploma, a reforma da regulamentação profissional e a deflagração de campanhas contra desrespeitos nos locais de trabalho, como jornadas excessivas, contratações precárias e salários abaixo do piso. Além disso, é central a atuação na campanha do Projeto de Lei de Iniciativa Popular da Lei da Mídia Democrática, capitaneada pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação”.